quinta-feira, 7 de julho de 2011

A escada rolante, os cartórios e os caixas eletrônicos

Macaé e suas particularidades. Aqui o shopping tem uma escada rolante virada para o lado contrário. Você chega ao cinema e precisa subir escadas normais ou ir até as costas da entrada e descobrir uma linda escada rolante. Junto com a descoberta de que ela apenas sobe...
Também na Princesinha do Atlântico todos os cartórios estão localizados no Centro, exceto um na Barra e outro no Visconde (aliás, que ninguém sabe onde fica, nem a própria página do TJRJ). Bairros antigos e importantes como Aroeira, Miramar, Parque Aeroporto, Cavaleiros / Campista, ou mesmo a região industrial do Novo Cavaleiros e São Marcos não são atendidos. Outra coisa, aqui fórum pede 15 dias para autorizar uma criança a viajar desacompanhada. Além disso, você precisa ir até o cartório autenticar os documentos, coisa que nunca vi em lugar algum. A lógica que sempre me ensinaram é que funcionário público do Judiciário tem poderes para reconhecer uma assinatura. Mas ok, fiz tudo e consegui apertar a autorização em dois dias, com muita conversa, argumentos legais (porque felizmente Deus me deu o dom da eloquência) e R$ 70 em despesas cartoriais entre abertura de firma, cópias autenticadas e reconhecimento de firmas.

Por fim, há cidade mais rica com menos opções de caixas eletrônicos no Brasil? Se sim, eu desconheço. E olha que já visitei algum município nesse brasilzão, viu, sobretudo na época em que eu rodava os céus tupiniqueins nas asas da Força Aérea pela Previdência Social.

Aqui o Banco do Brasil é um banco sujo e marginalizado. Os correntistas do BB de outros locais não acreditariam no que é a agência Centro de Macaé, tamanha a sujeira, a lotação e a desorganização. Caixas eletrônicos? Só do Bradesco em alguns postos de gasolina. 24 horas só em um posto ou dentro do shopping, que fecha às 22h e nem sempre tem dinheiro. E isso que agora os bancos Santander e Itaú também ampliaram as agências, mas sem os tais caixas eletrônicos que ajudam tanto a vida das pessoas. Por que não instalam um na Aroeira e no Parque Aeroporto, pelo menos? O do BB na Barra está com ar condicionado quebrado há pelo menos oito meses, não vê uma faxina e um pano há anos eu acho, e frequentemente só está disponível para pagamentos e saldos. A alegação do banco é a segurança. Ora ora ora, o caixa eletrônico fica em frente ao estádio-vitrine Cláudio Moacyr!

Enfim, na Sucupira onde nem espaço para denúncias temos (porque cada jornal tem rabo preso com um dos lados da política e mais uma carrada de empresários), há muito ainda que crescer, comparar e melhorar. Não se acostumem com a iniquidade, com o que não acontece nos outros lugares, só aqui. Exijam seus direitos e pratiquem seus deveres. Eu acredito numa Macaé melhor, sem pieguice.


"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons" Martin Luther King

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br