quarta-feira, 6 de maio de 2009

Web o quê???

Há poucos anos, falar de internet era para a maioria das pessoas discorrer sobre algo estranho, distante e indecifrável. A Web, como é chamada mais frequentemente hoje em dia a internet, é talvez a maior revolução tecnológica de todos os tempos. Mais do que trazer uma nova ferramenta de acesso ao dia-a-dia das pessoas, mudou comportamentos e dita regras pessoais, comerciais e gerais em nível mundial. Unificou sistemas, democratizou a informação, tornou acessível o que era restrito.
Mas o que é a Web 2.0 de que tanto se fala atualmente? Um conjunto de softwares, um novo aparelho desses modernos ou um tipo de acesso à internet mais moderno? Não. Todas as questões acima fazem parte do movimento Web 2.0 que é, mais do que qualquer coisa, uma mudança de comportamento.
Trata-se do reconhecimento do poder do usuário. Hoje é notório que nada é possível sem a participação de cada internauta. É ele quem determina desde a cor do template de alguns sites, até o tipo de conteúdo que o sítio pode ou não veicular.
Comparando uma possível Web 1.0 (como se o nome existisse consensualmente) e a Web 2.0 surgem classificações como estática e dinâmica, institucional e social, estática e dinâmica. Há ainda quem diga que a primeira é apenas um canal e a Web 2.0 seria uma plataforma completa.
É claro que a internet só é possível graças à estrutura criada por meia dúzia de engenheiros e gênios que padronizaram regras e sistemas, gerando os códigos que permitiram a web ser o que é hoje. Porém, essa mesma elite hoje passa a bola para o cidadão comum, o mesmo que barateou o preço das máquinas, que opina sobre a qualidade dos produtos, que publica notícias em seus blogs pessoais ou que determina se quer ou não comprar um novo celular. A palavra da Web 2.0 é, portanto, INTERAÇÃO. Não apenas colaborar ou opinar, mas gerar conteúdo, modificar o que já existe e contribuir para a construção de gigantes como o Google e a Wikipedia, por exemplo. Ou seja, mais autoridade e mais responsabilidade.
Entretanto, há que ser lembrado um fato importante para que a Web 2.0 saísse da imaginação dos visionários e se tornasse uma realidade: o acesso aos recursos computacionais, os chamados hardwares, a mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo, além do acesso à banda larga, convergência de mídias e outras tecnologias, é que permitiram à Web 2.0 ser a nova ordem da democratização da informação.
A Web 2.0 é, em síntese, a prova concreta de que esforços políticos, sociais e tecnologia podem transformar a vida das pessoas, fazendo com que cada um seja ator da sua própria história.

3 comentários:

  1. ótimo texto, Letícia. Sua colega de curso, Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Leticia,
    Teu texto está excelente. Você produziu uma sintese da Web 2.0 que vale a pena ler e comentar. Achei particularmente interessante a tua reflexão sobre a transição da Web normatizadora para a Web onde o cidadão passa a ser o grande motor de tudo. Isto nos pode levar a uma outra reflexão sobre as consequências políticas e sociais deste novo protagonismo das pessoas dentro de uma ecologia informativa digital.
    Parabéns pelo teu blog
    Castilho

    ResponderExcluir
  3. Oi Leticia, gostei muito do teu texto, muito interessante e inteligente, hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia, o ensino por exemplo, esta mais dinamico e interessante estudar, pesquisar e fazer trabalhos diversos. A internet abriu portas principalmente aos estudante de baixa renda, que atraves das escolas estão antenados e abertos ao mundo, podendo viajar via internet a qualquer lugar do mundo.Barbaro seu texto, tomei liberdade de compartilha-lo com meus leitores no meu blog: donas de casa antenadas. Parabéns abço.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br